Início | Notícias | Geral |
28 de abril: Ato de 1º de maio- Dia Internacional dos Trabalhadores
Dia de luta contra a retirada de direitos e pelo dia dos trabalhadores
O ato unificado que reuniu mais de duas mil pessoas, em Porto Alegre, no dia 28 de abril - Dia Mundial de Luta em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e em antecipação do 1º de Maio, foi organizado pelo CPERS/Sindicato, Fórum dos Servidores, INTERSINDICAL, CSP-Conlutas, SIMPA e outras organizações, .
A Intersindical teve forte participação, através de militantes de várias categorias e sindicatos. Núcleos do CPERS, com a bandeira do Piso Salarial e contra o calote de Tarso dos pequenos precatórios(RPVs). Servidores da Universidade Federal (ASSUFRGS) e Previdenciários (SINDISPREV), que levaram as bandeiras dos federais para o ato: contra MP 520 e a privatização do serviço público, contra o congelamento de salários e demissão de servidores. Municipários de POA ( SIMPA), campanaha salarial e exigência ao Governo Tarso de solução para os 500 demitidos da FUGAST ( Fundação de Saúde). Militantes do DCE da UFRGS e da Segurança Pública, também participaram.
Além das bandeiras que cada setor levou para as ruas, a manifestação teve eixos gerais de denúncia e exigências aos governos. Contra a reforma da previdência de Dilma e Tarso; Defesa do serviço público, contra a privatização e terceirização; Pelo fim do fator previdenciário e da idade mínima para aposentadoria; Investimento em educação, saúde,s egurança e moradia; Contra a exploração que gera acidentes de trabalho; Contra a discriminação e a violência racial, machista e homofóbica; Contra aalta dos preços dos alimentos; Apoio à luta do povo árabe, contra a intervenção imperialista.
Partidos políticos fortaleceram a manifestação, em especial, o PSOL, cuja atuação teve repercussão na imprensa estadual.