Início | Boletim Fortalecer o PSOL |

Banqueiros e agiotas são privilegiados com dinheiro público.

[Banqueiros e agiotas são privilegiados com dinheiro público.]

A realidade atual é de indignar qualquer trabalhador brasileiro! O Governo subordina o bem estar da população à garantia de lucros fabulosos para uma meia dúzia de banqueiros e agiotas.

Você sabia que 64% das famílias brasileiras estão endividadas e desse total, 23% afirma não conseguir pagar em dia e uma parcela crescente diz que não vai pagá-las?
Que de cada 10 famílias brasileiras, 6 estão endividadas? São os cartões de créditos, os carnês e as intermináveis prestações das compras de automóveis. Sem falar no criminoso crédito consignado que está escravizando os funcionários públicos e, principalmente, os aposentados.

Todo esse estímulo ao crédito está a serviço do sistema financeiro. O Banco Central mantém juros nas nuvens, os maiores do mundo, porque há um conluio entre o governo federal e a banca para beneficiar esse setor da economia.
Mas, o crime do crédito fácil para endividar as famílias brasileiras também está asfixiando o próprio Estado brasileiro.

Hoje, o endividamento do governo compromete mais de 45% do orçamento da União. É uma coisa de louco! O Banco Central que é controlado pelo governo aumenta os juros, que o próprio governo terá que pagar para uma meia dúzia de banqueiros e clãs de agiotas. O governo Dilma está seguindo a mesma trilha que os governos europeus. Se endividando com o sistema financeiro, pagando altos juros e cortando verbas das áreas sociais.

Lula e agora Dilma, num campeonato de quem é mais domesticado do que o outro em relação ao sistema financeiro, está aprofundando o endividamento do país. Como se isso não bastasse, criaram mecanismos facilitadores para que as famílias brasileiras também se endividassem mais e mais.

Essa é a lógica implementada no Brasil, todo o privilégio para o sistema financeiro e endurecimento no trato com os trabalhadores. Por isso, Dilma não negociou com os servidores das universidades, que ficaram 90 dias em greve por melhores salários. Foi assim também quando o governo cortou o ponto dos trabalhadores dos Correios, como forma de derrotar a greve, mesmo contra a decisão da Justiça. E é por isso que os bancários estão em greve há duas semanas e os banqueiros e o governo não querem ceder.

Esse país é o paraíso dos banqueiros e o inferno para os trabalhadores! Mas, podemos mudar essa situação. As mobilizações e greves que estão acontecendo estão mostrando o caminho. É possível mudar essa lógica. Para mudá-la precisamos derrotar o governo e os banqueiros. Como estão fazendo os gregos, com uma gigantesca greve geral em todo o país.

A unidade e a solidariedade são determinantes para a vitória.

Ajude a divulgar as atividades de greve e mobilizações de todas as categorias em luta!

[Voltar ao topo]