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Congresso do Movimento de Educação Popular em Santa Maria

[Congresso do Movimento de Educação Popular  em Santa Maria]

Encerramento do XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular 2011

O Prof. Dr. Jorge Luiz Cunha - UFSM encerrou ontem dia 1º de junho o XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular 2011 que teve como tema desse ano: A Educação e o Saber dos Povos e da Natureza.

A fala do Prof. Dr. Jorge Luiz Cunha chama a reflexão dos educadores com relação a dois tipos de fascismo: o fascismo de Leão (ditadura, exercito, perseguição, etc.): e o fascismo de Raposa ( astucia, ajuste, arrocho,etc). O professor Jorge Cunha também falou sobre a alienação e o descontentamento. Diz Cunha: ?Não vamos deixar que a alienação tire a nossa capacidade de lutar? e que o?descontentamento precisa seguir em busca de ação, ação concreta.? Enfim, falar de descontentamento, indignação, insatisfação, exigir respeito por sermos ?gente" desacomoda. Esse ?desacomodamento? como foi dito no final do encontro chama a reflexão. Para Cunha a inspiração é fundamental para a nossa ação pedagógica e busca do conhecimento. O risco, a aposta e o engajamento na busca de ser feliz dependem muito de inspiração. Segundo Jorge Cunha, as mães e avós são inspiradoras, pois nos ensinaram a conhecer os Leões e as Raposas que se apresentam em nosso caminho, Francisco de Assis, Tereza de Calcutá, e Mahatma Gandhi também são inspiração para ele.

Os dias do Congresso foram de intensa programação manhã, tarde e noite, no entanto, as educadoras: Roseli, juntamente com a filha Camila que cursa Pedagogia na UFSM, Mariza e Vera da Escola Estadual Rocha Vieira, em Dilermando de Aguiar não demonstravam cansaço e permaneceram até o encerramento das atividades. Demonstrando muita disposição para enfrentar as dificuldades do dia a dia. E para finalizar a uma frase do Prof. Dr. Jorge Luiz Cunha que encerrou o Congresso: ?Na Educação, Para a Educação e com a Educação?.

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