Início | Boletim Fortalecer o PSOL |

Intransigência de banqueiros está prejudicando a sociedade!

[Intransigência de banqueiros está prejudicando a sociedade!]
Tivemos um dia cheio. Às 10 da manhã a direção do Banrisul propôs reabrir negociação com o Comando dos funcionários. De fato era uma negociação pró-forma, porque o representante do banco se fez presente somente para dizer que “seguiria a Fenaban”. Ora isso é óbvio! Nós poderíamos ter feito o mesmo que a Direção do Banrisul e ter mandado somente um representante dos bancários, para dizer que nós não discutimos qualquer proposta que seja menos do que o acordo coletivo nacional da categoria com a Fenaban. E ponto final. Mas não. Fomos para uma negociação que de fato era uma enrolação. 
O mesmo está acontecendo em nível nacional, a Fenaban e o Governo Dilma não avançam nas negociações. Estão mancomunados, para arrochar nossos salários.
Mas nossa categoria tem história e não vai se deixar enrolar, nem pelos banqueiros e o governo. Não é à toa que hoje a categoria fechou 14 prédios do Itaú em São Paulo, colocando mais de 25 mil bancários desse banco a se somar em nossas trincheiras.
Aqui recepcionamos a Presidenta Dilma com uma manifestação do “Dia do Preto”, para mostrar nossa Indignação com a postura dos banqueiros e as declarações de Dilma, defendendo repressão aos bancários grevistas.
A resposta veio de imediato, as assembleias mantiveram a greve e as propostas de fechar as portas dos bancos e em especial as da Central do Banrisul, foram colocadas no debate. 
Queremos aqui, reafirmar nossa convicção: Os banqueiros e o governo, incluindo aqui a Direção do Banrisul, não querem negociar. Eles querem derrotar os trabalhadores e estão prejudicando a sociedade. A greve continua. Até a Vitória!
 
 
Agenda de mobilização
 
Sábado -  15/10
13h - Movimento dos Indignados - Redenção, em frente ao Monumento Expedicionário. Depois, marcha até à Praça da Matriz onde será montado um acampamento.
 
Segunda-feira - 17/10
7h30 - Concentração e café da manhã dos funcionários do Banrisul em frente à DG  
9h - Concentração dos funcionários da Caixa - Praça da Alfândega, entre o Banrisul e a Caixa
12h - Ato-show  em frente à agência Rua Uruguai do Banco do Brasil - Concentração às 8h
12h - Bolo alusivo aos 21 dias de greve em frente a DG 
 
Assembleias - 17/10
15h - Banrisul - Salão Paroquial na Igreja Pompeia (Rua Barros Cassal, 220)
15h - Banco do Brasil e Caixa - Caso não haja proposta específica, assembleia unificada no Hotel Everest (Rua Duque de Caxias, 1357). Caso haja, assembleias específicas do BB na Casa dos Bancários e da Caixa no Hotel Everest
 
Terça - 18/10
- Caminhada até o Piratini
- Visita às bancadas na Assembleia Legislativa
 
 
[Voltar ao topo]