Início | Notícias | Geral |
Lutadores da FASUBRA, derrotam burocracia Cutista!
Janine é a nova Coordenadora Geral e Antonieta é da Direção da Fasubra
O XXI CONFASUBRA entrou para a história do movimento operário brasileiro. Com 1076 delegados representantes de mais de 40 universidades federais, o congresso da FASUBRA votou a desfiliação da entidade da CUT.
Foi uma vitória dos lutadores, dos defensores das conquistas dos técnicos administrativos. Da defesa da independência e autonomia do movimento sindical ao governo e as administrações governistas e elitistas.
A vitória foi de 534 delegados lutadores, contra 484 delegados que não compreenderam que a CUT deixou de ser um instrumento de luta.
Esse resultado é conseqüência por um lado, das batalhas que os trabalhadores deram contra a política do governo de congelamento dos salários. Política esta que coloca o funcionalismo público como responsável pela falta de investimento, nas áreas sociais e infraestrutura. Pelas péssimas condições dos serviços prestados pelo Estado, como saúde e educação.
Por outro lado, o resultado dessa votação reflete uma total capitulação dos setores sindicais cutistas às políticas do Governo Dilma. Ao ponto de na última greve da categoria, que durou 90 dias, haver uma disputa quase que semanalmente nas assembleias, por esses setores, para retornar ao trabalho.
Além dessa vitória, queremos socializar que Janine é a nova Coordenadora Geral da FASUBRA. Antonieta da UFRGS, faz parte da Direção eleita nesse congresso. Ambas tem a Intersindical como referência de luta.
Esse resultado é muito importante, mas não pode fazer os servidores perderem de vista que os cutista vão continuar atuando em defesa do governo Dilma.
Por isso, aos delegados retornarem aos seus estados, precisam defender seus sindicatos de base. A CUT e o governo vão tentar deslegitimar essa votação. É muito importante a unidade de todos os setores que aprovaram a desfiliação da FASUBRA da CUT. Não é hora de divisões e demarcação de posição. A batalha é para colocar a categoria nacionalmente em pé de guerra contra o governo.
As ameaças são constantes por parte do governo Dilma. Anunciaram congelamento do salário e a implementação do Fundo de Previdência Complementar. Os servidores precisam estar unificados e buscar solidariedade com as demais categorias.
Nesse sentido, fazemos um convite a todas as associações e sindicatos dos técnicos administrativos das universidades federais, para participar do Encontro dos lutadores sociais, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, nós dias 20, 21 e 22 de abril. É uma atividade impulsionada pela INTERSINDICAL e demais organizações que não pertencem a CUT, nem as outras organizações sindicais apoiadoras do Governo ou da patronal.
Termino com um pensamento de Lenin, para reflexão:
\"É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles.\" Vladimir Ilitch Lenin
Porto Alegre, 15-04-2012.