Início | Artigos | Os Estados Unidos não estão falidos

"Madison, nenhum passo atrás. Estamos com vocês. Juntos venceremos"

[

teste2_1.png

Madison, Wisconsin, EUA, 5 de março de 2011

 

Ao contrário do que os governantes querem que você acredite para abandonar suas aposentadorias, para reduzir seus salários e para que se adaptem à vida de seus bisavós, os Estados Unidos não estão quebrados.

 

Não por muito tempo. O país está inundado de riqueza e de dinheiro. Mas, ele não está em suas mãos. Ele foi transferido, no maior assalto da história dos trabalhadores e consumidores para os bancos e as carteiras dos super-ricos.

 

Hoje, apenas 400 estadunidenses têm a mesma quantidade de riqueza que a metade de todos os estadunidenses.

 

Deixe-me dizer novamente que 400 ricos obscenos, a maioria se beneficiaram de alguma forma a partir do multi-trilhonário corte de impostos de 2008, agora tem reservas, ações e propriedades igual aos créditos combinados de 155 milhões de estadunidenses. Se você não pode chamar isso de um Golpe de Estado Financeiro, então, não está sendo honesto com seu coração, que sabe que é verdade.

 

E posso dizer-lhes porquê. Admita que deixamos um pequeno grupo de pessoas escapar com uma enorme quantidade de dinheiro que movimenta a nossa economia, significa que nós aceitamos o reconhecimento humilhante que nós entregamos nossa preciosa Democracia a uma elite financeira. Wall Street, os bancos e as empresas do Fortune 500(1) são os que governam esta República, e até o mês passado, o resto de nós se sentiu completamente impotente, incapaz de encontrar uma maneira de fazer algo sobre isso.

 

Eu não completei mais do que o ensino médio. Mas antes, quando eu ia para a escola, todos os estudantes deviam estudar um semestre de economia para nos formarmos. E é isso que eu aprendi: o dinheiro não cresce em árvores. Cresce quando fazemos as coisas. Cresce quando temos bons empregos com bons salários que nos ajudam a comprar as coisas que precisamos e isso cria novos empregos. Cresce quando se mantém um bom sistema educacional que permite o crescimento das novas gerações de inventores, empresários, artistas, cientistas e pensadores que geram novas idéias importantes para o planeta. E essas novas idéias criam novos empregos e geram receitas para o Estado. Mas, se quem tem dinheiro não paga impostos, o Estado não pode funcionar. As escolas não podem produzir as cabeças mais brilhantes e capazes de criar esses empregos. Se os ricos tem a salvo a maior parte do seu dinheiro, nós vimos o que fazem com ele: apostam enlouquecidamente na louca rede de malucos de Wall Street e destróem nossa economia. A loucura que geram nos custa milhões de empregos. Isto também leva a uma redução da arrecadação de impostos. Todos acabam sofrendo por causa do que os ricos fazem.

 

O nação não está falida, amigos. Wisconsin não está na falência. Dizer que o país está quebrado é repetir uma grande mentira. É uma das três grandes mentiras da década: 1) os EUA estão falidos; 2) O Iraque tem armas de destruição em massa; 3) o Packers não podem vencer o Super Bowl, sem Brett Favre(2).


A verdade é que há muito dinheiro circulando. Muitíssimo. Pertence a esses que foram encarregados para desviar essa riqueza em um poço profundo localizado em seus bem cuidados Estados. Eles sabem que cometeram crimes para fazer isso e sabem que algum dia você vai querer voltar a ver esse dinheiro que já foi seu. Mas eles têm comprado e pago centenas de políticos de todo o país para fazer isso por eles. Mas, caso não funcione, esse dia que esperam não chegue nunca, seus jatos de luxo estão sempre com o tanque cheio de gasolina e seus motores funcionando. Para prevenir a chegada desse dia quando o povo peça sua devolução, os ricos fizeram duas coisas inteligentes:

 

1. Eles controlam as mensagens. Sendo donos da maior parte da mídia tem habilmente convencido os estadunidenses de baixa renda a comprar a sua versão do Sonho Americano e votarem em seus candidatos. Sua versão do sonho diz que você também pode ser rico um dia -esta é a América onde tudo pode acontecer se você trabalha duro o suficiente -eles têm fornecido convenientemente exemplos plausíveis para mostrar como um garoto pobre tornou-se um homem rico, como o filho de uma mãe solteira nascida no Havaí, pode se tornar presidente, como um cara com apenas o ensino médio pode se tornar um produtor de cinema de sucesso. Eles contam essas histórias repetidas vezes durante todo o dia até que a última coisa que você quer ser é a maçã podre, porque você -sim, você também! -pode um dia ser rico/presidente/ganhador de um Oscar! A mensagem é clara: mantenha sua cabeça para baixo, não meta o nariz onde não é chamado, não balance o barco e não esqueça de votar no partido que protege os ricos porque você pode ser um dia um deles.

 

2. Eles criaram uma pílula de veneno na certeza de você não vai querer ter. É sua versão de "Destruição Mútua Assegura?(3)

 

3. E quando ameaçaram desencadear essas armas de destruição econômica em setembro de 2008, nós piscamos. Quando a economia e o mercado despencar e os bancos foram pegos espalhando em todo o mundo o esquema de Ponzi(4)

 

4. Wall Street difunde esta ameaça: ou alguém nos entrega trilhões de dólares dos contribuintes estadunidenses ou mandam a economia para o buraco. Cedam ou digam adeus à poupança. Adeus aposentadorias. Adeus Tesouro dos Estados Unidos. Adeus casas, empregos e futuro. Foi chocante e terrível a todos. "Ah. Tomem nosso dinheiro. Não nos preocupamos. Imprimiremos mais dinheiro para vocês. Basta usá-lo. Mas por favor, deixe as nossas vidas em paz, POR FAVOR!"
Executivos em seus escritórios e os fundos de investimento não puderam conter o riso de alegria e em três meses estavam emitindo outra quantidade de títulos tão emocionados de ter jogado bem com um país cheio de idiotas. Milhões de pessoas perderam seus empregos de qualquer maneira e outros milhões perderam suas casas. Mas não houve reação.

 

Até agora! Em Wisconsin! Nunca qualquer habitante de Michigan se sentiu mais feliz em compartilhar um grande, grande lago com vocês. Vocês despertaram o gigante adormecido conhecido como o povo trabalhador dos Estado Unidos. A partir de agora a terra treme enquanto o chão se move debaixo dos pés de quem está no comando. Sua mensagem tem inspirado pessoas nos 50 Estados. E a mensagem é: Nós fizemos! Rejeitamos todos aqueles que dizem que os EUA está falido. É exatamente o oposto.

 

Somos ricos em talento, ideias, trabalho duro e também amor. Amor e compaixão para com aqueles que, não por culpa própria, acabou, são como o mais pequeno entre nós. Mas eles também exigem o que exigimos: que nosso país volte a ser como antes! Que volte nossa democracia! Que volte nosso bom nome! Os Estados Unidos da América. NÃO a Corporação dos Estados da América. Os Estados Unidos da América!

 

Agora, como vamos fazer isso acontecer? Bem, temos que fazer com um pouco do Egito aqui e um pouco Madison lá. E agora vamos fazer uma pausa para lembrar que havia um pobre homem vendendo frutas na Tunísia que ofereceu sua vida para o mundo prestar um pouco de atenção como um governo de bilionários é uma afronta a liberdade, a moral e os bons costumes.

 

Obrigado Wisconsin. Vocês tem feito as pessoas entenderem que esta foi nossa última chance de agarrar a última porção do que foi deixado do que somos como americanos. Durante três semanas foram mantidos no frio, dormindo no chão, para fora da cidade de Illinois ? o que fosse necessário, vocês terem feito isso, e uma coisa é certa: Madison é apenas o começo. Os ricos foram longe demais. Não puderam se contentar com o dinheiro que roubaram do tesouro. Não se satisfizeram removendo milhões de empregos e enviando através do mar para explorar os pobres em outro lugar. Não, eles queriam mais, algo mais do que todas as riquezas do mundo. Eles queriam ter a nossa alma. Eles tiveram que tirar a nossa dignidade, nos calar e nos prender até não podermos sentar à mesa com eles nunca mais e nem para pechinchar coisas simples como o tamanho de uma sala de aula ou coletes à prova de balas da polícia ou deixar algumas horas extras de sono que o piloto para que ele ou ela possa realizar seu trabalho, sua obra de 19.000 dólares por ano. Isso é o que muitos pilotos iniciantes ganham e talvez também o que me trouxe até Madison esta manhã. Ele disse que estava esperando um aumento. Tudo que ele está pedindo agora é o tempo suficiente para que não tenha que dormir em seu carro entre as mudanças no aeroporto de O'Hare. Isto é como vilmente nos afundamos. Os ricos não se contentaram apenas pagando a esse homem $ 19.000 por ano. Eles tiveram que tirar seu sono. Eles tiveram que degradar ele, desumanizá-lo e esfregar seu rosto no dela. Afinal, ele é apenas outro pateta, não é?

 

E isso, meus amigos, o terrível erro da ?Corporação Estados Unidos?. Mas tentar destruir-nos deu luz a um movimento, um movimento que se tornou revolta massiva não-violenta em todo o país.


Sabíamos que algum dia chegaríamos ao ponto de ruptura e esse ponto está aqui. Muitas pessoas da mídia não entendem. Dizem que foram apanhados desprevenidos com o Egito, ninguém viu isso chegando. Agora, eles ficam surpresos e confusos vendo que centenas de milhares de pessoas têm vindo a Madison nas últimas três semanas, apesar do inverno brutal. Por que ficar no frio? Acho que a eleição foi em novembro e foi isso.

 

"Algo está acontecendo aqui e você não sabe do que se trata. Ou sabe? .."

 

Os Estados Unidos não estão falidos. O que está falido é a bússola moral dos dirigentes. E agora pretendemos conjuntamente definir a direção e conduzir o barco nós mesmos. Não se esqueça, enquanto mantermos esta Constituição, uma pessoa é um voto e o que os ricos mais odeiam nos Estados Unidos, porque sempre pensaram que eles dispõem de todo o dinheiro e de todas as cartas e agora entendem relutantemente a força básica deste fato: Somos muito mais que eles!

 

Madison, nenhum passo atrás. Estamos com vocês. Juntos venceremos.

 

1 Ranking das 500 maiores companhias divulgado pela revista ?Fortune? (vinculada a CNN).

2 O Green Bay Packers é o terceiro mais antigo time de futebol americano dos EUA. Brett Frave foi quarterback (atacante) durante 271 partidas entre 1992 e 2007, recorde da NFL, uma da principais ligas do esporte. A crônica esportiva desdenha a possibilidades de títulos após sua saída.

3 Do inglês mutual assured destruction (abreviado MAD = loucura) é uma doutrina de estratégia militar onde o uso maciço de armas nucleares por um dos lados iria efetivamente resultar na destruição de ambos, atacante e defensor. É baseada na teoria da intimidação, através da qual o desenvolvimento de armas cada vez mais poderosas é essencial para impedir que o inimigo use as mesmas armas.

4 Um esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos ("lucros") aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro italo-americano Carlo Ponzi.

[Voltar ao topo]