Início | Notícias | Geral |

MANIFESTO DE FUSÃO FORTALECER O PSOL & KÀAWÈE: NA LUTA ANTI-IMPERIALISTA.

[MANIFESTO DE FUSÃO FORTALECER O PSOL & KÀAWÈE: NA LUTA ANTI-IMPERIALISTA.]

Na perspectiva de consolidar uma direção revolucionária que seja, capaz de modificar as mazelas da atual conjuntura, o Coletico KÁAWÉE que nasceu no sul da Bahia com um forte sentido de democracia interna e coletivismo, orientando-se pela certeza que devemos romper o modelo hegemonicamente estabelecido internamente, em nosso partido, que cria distinções entre a capital e o interior em uma falsa dicotomia que produz atraso político e impede-nos de ser do tamanho que podemos ser. Estamos apostando em um processo de unidade entre o Fortalecer o PSOL e nosso agrupamento.

Percebemos ainda que, se alonga a caminhada, pois as consequências entre a teoria e a prática se concretiza através de um fazer político com primícias em um limiar socialista, revolucionária  com um gritar popular, e isto também demanda tempo. A luta política do KÀAWÈE nestes quase dois anos de existência aqui no interior da Bahia, primou pela construção de um partido democrático, popular e de massas.

Acreditamos que, na atual conjuntura, o PSOL é um partido necessário, que possa contribuir, tanto para alicerçar a democracia e acima de tudo delinear um caminho para o campo progressista brasileiro, a união de forças com certeza facilitará esta jornada socialista. Nesta visão não cabe em nosso partido uma direção estadual com os ouvidos ocos aos dirigentes municipais e à militância no interior.

Temos absoluta certeza de que podemos, sim, construir o movimento orgânico, sensível e humano que permita as expressões das nossas individualidades e que estas sejam expressas em uma síntese política. Entendemos também, que negar o isolamento é dificultar a realização de sonhos, sendo que construir unidades ajudará a superar as diferenças que possam dividir nossas forças, é necessário neste momento construir estratégias que possibilitem a aniquilação do abstrato muitas vezes através do contraditório em um perspectiva real, para que nosso futuro seja promissor e sólido. 

Elencamos alguns critérios para que chegássemos ao entendimento que deveríamos FORTALECER O PSOL com o KÀAAWÈE. Entre eles estão o diálogo entre nós quanto coletivo e dirigentes do Fortalecer o PSOL Nacional e aqui da Bahia, porém a mola propulsora para esta fusão foram os posicionamentos acertadamente postos por ambos:

  • A luta contra a dominação capitalista, que inclusive é uma das nossas bandeiras de lutas;
  • O entendimento sobre o colapso do neoliberalismo;
  • A crise ecológica que assola nosso país, inclusive aqui na nossa região lutamos contra a poluição da Bacia do Rio Cachoeira;

Neste entendimento percebemos que o Fortalecer o Psol é uma das correntes internas do PSOL com um olhar eco socialista com forte atuação nacional, a clareza quanto a polarização da luta de classes, principalmente contra os ataques das conquistas  pela classe trabalhadora. A nossa submissão aos EUA é algo inaceitável dentro de um partido de esquerda, o calote eleitoral de 2014, inclusive fazendo um ajuste fiscal inaceitável

A eleição do atual presidente passa por uma leitura de abandono de classes deixada pelos governos petistas. Ir contra a privatização do patrimônio público é sem sombra de dúvida um dos elementos que nos fizeram aproximar do Fortalecer o PSOL. A política neofascista em questão de gênero e da homossexualidade, juntamente com o aumento do feminicídio bolsonarista nos aproxima também da construção desta nova casa.

O KÀAWÈE encontrou campo fértil nesta corrente para debater temas relacionados a questões da homossexualidade, intolerâncias religiosas, gênero e o racismo. VAMOS A LUTA CONTRA O SISTEMA CAPITALISTA! CONTRA A BURGUESIA!

Assinamos esta carta, com a mesma convicção que assinamos a carta de fundação do coletivo KÀAWÈE, com cerca de 1.200 filiados/militantes em Itabuna e mais 19 municípios  do Sul da Bahia , portanto, sabemos que esse é o movimento correto para ajudar o Partido e para contribuir para posiciona-lo corretamente na política do estado da Bahia e no Brasil.

JOSÉ ADEMAQUES DOS SANTOS- Presidente PSOL-Itabuna/KÀAWÈE

JOSÉ SANTANA DA SILVA – Vice-Presidente PSOL-Itabuna/KÀAWÈE

ANIRAN COTIAS DOS SANTOS – Secretária Geral PSOL-Itabuna/KÀAWÈE

ANDRÉ DOS SANTOS VIANA – Tesoureiro PSOL-Itabuna/KÀAWÈE

JOELMA SANTA ROSA DOS SANTOS – 2ª Secretária de Organização PSOL-Itabuna/KÀAWÈE

ANDREIA RIBEIRO DOS SANTOS – Secretária de Comunicação PSOL-Itabuna/KÀAWÈE

NOÉLIA SANTA ROSA DOS SANTOS – Secretária de Direitos Humanos PSOL-Itabuna/KÀAWÈE

RUBENS CRISPIM DA CRUZ - ITAGIBÁ/KÀAWÈE

ANDERSON EDUARDO PORTO- BARRA DO ROCHA/KÀAWÈE

PAULA PEREIRA DOS SANTOS- AURELINO LEAL/KÀAWÈE

ELIENE SOLEDADE DOS SANTOS LIMA- AURELINO LEAL/KÀAWÈE

ADRIAN LUICK - IBIRAPITANGA/KÀAWÈE

ALCIONE SILVA SANTOS - URUÇUCA/KÀAWÈE

JOSIVAL PEREIRA SANTANA-  ITAJUIPE/KÀAWÈE

ADRIANA OLIVEIRA SANTOS – EUNAPÓLIS /KÀAWÈE

IVONE ELEUTERIO SILVA- BUERAREMA/KÀAWÈE

JOSÉ ROSIVAL DE SANTANA - BUERAREMA/KÀAWÈE

THAMIRES CARDOSO RIBEIRO – SANTA CRUZ DA VITÓRIA/KÀAWÈE

GILVAN BATISTA DOS SANTOS – SANTA CRUZ DA VITÓRIA/KÀAWÈE

IVANETE DOS SANTOS OLIVEIRA- UNA/KÀAWÈE

OLIVALDO DE SOUZA PAIXÃO - UNA/KÀAWÈE

LEONARDO FELIX SILVA- IBIRATAIA/KÀAWÈE

DÁCIO RIBEIRO DOS SANTOS- IBICARAÍ/KÀAWÈE

INDIRA PAULANA SOUZA TINOCO- IBIRATAIA/KÀAWÈE

[Voltar ao topo]