Início | Notícias | Geral |

Nota do Fortalecer o PSOL sobre a morte de Paulo Aguena, o "Catatau"

[Nota do Fortalecer o PSOL sobre a morte de Paulo Aguena, o

Foi com muita dor e tristeza que recebemos hoje a notícia da morte, durante a madrugada, de nosso querido camarada Paulo Aguena, carinhosamente chamado por seus camaradas e amigos de "Catatau" ou simplesmente "Cata"

Catatau foi um destacado quadro histórico da heróica geração de jovens da esquerda brasileira que se insurgiu contra a ditadura militar nos anos finais da década de 1970 e início década de 1980, tendo participado de sua derrubada. Muitos de nós do Fortalecer tivemos a oportunidade de militar lado a lado com ele.

Ele iniciou sua militância no movimento estudantil em 1979, em São Carlos, São Paulo, mas foi daqueles quadros que sacrificaram sua carreira acadêmica para levar a esquerda revolucionária ao movimento operário, no qual militou por vários anos, em diversas cidades de diferentes estados.

Foi um marxista revolucionário, um trostyskista, um internacionalista, tendo militado na antiga Convergência Socialista, através da qual participou da grande campanha pela legalização do PT e da fundação da CUT. Com a expulsão daquela organização por esse partido, que começava seu giro em direção à conciliação de classes e ao reformismo, Catatau ajudou a fundar o PSTU, do qual foi dirigente por muitos anos.

Há alguns anos, depois de intensos debates nesse último partido, resolveu, junto com uma corrente de camaradas que hoje constitui a corrente Resistência, integrar o PSOL.

Catatau sempre se destacou pela imensa dedicação à causa dos trabalhadores e da humanidade, sendo um quadro de rara inteligência e agilidade, de grande serenidade e um excelente organizador. Ajudou a formar dezenas de quadros nas fileiras do marxismo revolucionário. Foi desses quadros que fazem uma imensa diferença na construção de uma organização revolucionária.

Por tudo isso, nós da corrente Fortalecer o PSOL queremos prestar ao nosso querido Catatau, através dessa nota, nosso tributo, nossa homenagem, e dizer que seu nome estará escrito na história da classe trabalhadora brasileira e do marxismo em nosso país, por toda sua dedicação, de uma vida inteira.

Queremos também expressar nossas sinceras condolências a todos os familiares, camaradas e amigos de Paulo Aguena, nosso querido Catatau.

Catatau, presente.

 

Corrente Fortalecer o PSOL
06/12/2022

[Voltar ao topo]