Início | Boletim Fortalecer o PSOL |

O mundo surreal dos petistas e a realidade dos banrisulenses!

[O mundo surreal dos petistas e a realidade dos banrisulenses!]

Não conhecemos o colega Luciano. Tampouco sabemos qual a sua opção partidária, mas conhecemos muito bem o Sr. Túlio Zamin e o governo que ele representa. Assim como, conhecemos a opção partidária da maioria da direção de nosso sindicato.
Quando dizemos isso, estamos amparados na experiência de 4 anos de governo do PT, com o Sr. Túlio Zamin na presidência do Banrisul. Naquela época o Amaro e mais de uma dezena de colegas do Banrisul estavam no sindicato.

Travamos verdadeiras batalhas contra a direção do Banrisul de então. E para dificultar ainda mais nossas lutas, tivemos guerra de guerrilha dentro de nosso Sindicato, no Comando do Banrisul e na Federação.

A contenda dividia o movimento sindical em duas partes. Os que estavam do lado dos interesses dos banrisulenses e não aceitavam o reajuste zero, nem corte de direitos e do outro, o Governador do Estado, filiado ao PT, o Sr. Túlio Zamin, filiado ao PT. O Ex-diretor do Sindicato Amaro que está assessorando a atual gestão do Presidente Túlio e tantos outros sindicalistas que eram e ainda são defensores incondicionais das políticas do PT, do Governo do Estado, e da administração do Presidente Sr. Túlio Zamin, também filiado ao PT.

Foram quatro anos inesquecíveis, porque justamente o colega Olívio Dutra, que anos atrás na direção do Sindicato havia conquistado a Convenção Coletiva Nacional dos Bancários, em seu governo estava rasgando-a, com ajuda do Sr. Túlio Zamin e com Amaro e demais sindicalistas-governistas.

Como escreveu o velho Marx no seu livro "Dezoito Brumário de Luis Bonaparte": "os fatos e personagens de grande importância na história universal ocorrem, por assim dizer, duas vezes... a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.".
É fantástico como essa citação de 1851 cabe como uma luva na atual realidade do Banrisul. A mesma maioria do sindicato, que defendeu o governo Olívio, contra os interesses da categoria em 1999/2002, transformando as esperanças em desilusão -Tragédia, para muitos, agora vem posar de dirigentes sindicais e gestores do Banrisul preocupados com o plano de carreira, com o salário, as horas extras dos banrisulenses -Farsa ( que não podemos permitir).

Nós que construimos o Banrisul, com suor, dedicação e a maior parte de nossas vidas ficamos indignados com promessas não cumpridas. Com palavras ao vento, que nada mais são do que enrrolação.

É um absurdo que a Direção do Banrisul e o Governo, depois de terem governado por quatro anos o Estado, e estar a 10 anos no Governo Federal, não tenham políticas que garantam a qualidade do serviço público, as condições de trabalho dignas. E plano de carreira que garanta valorização profissional aos funcionários públicos, em especial aos banrisulenses.

Exigimos celeridade nas negociações e o cumprimento dos acordos coletivos, onde as horas extras sejam devidamente pagas.

Não aceitamos procurar culpados entre os que lutam, como é o caso do colega Carlos Henrique. Os responsáveis estão na direção do Banrisul e em setores coniventes na direção do Sindicato.

[Voltar ao topo]