Início | Boletim Fortalecer o PSOL |

Participe do Encontro Nacional dos Banrisulenses!

[Participe do Encontro Nacional dos Banrisulenses!]

Imagem: Auditoria Cidadã da Dívida

 18 de agosto, este sábado, no Hotel Ritter a partir das 8:30h

É muito importante a sua participação. A Campanha Salarial, o Plano de Carreira e a Fundação devem ser discutidos e os presentes vão deliberar a respeito desses temas.

Nós, da Crítica Bancária, estamos muito preocupados com o andar dessa carroça. Em primeiro lugar, o índice aprovado no encontro nacional dos bancários foi muito aquém das necessidades de nossa categoria. Todos sabem que os Banqueiros desse país são os que mais ganharam nesses últimos 15 anos. Só no ano passado o Governo Federal desembolsou mais de R$ 708 bilhões de juros e amortizações da Dívida. Esse valor representa 45,05% de tudo que o Governo gastou. Para fazermos uma comparação, saiba que nesse mesmo exercício o governo gastou 2,99% em Educação, 4,07% em Saúde e 0,02% em Saneamento Básico. 

Por isso, defendemos que os bancários deveriam reivindicar um índice maior. Não é justo que o Governo Federal, Estados e Municípios cortem investimentos nas áreas sociais para manter os lucros do Sistema Financeiro. 

Nesse sentido, o Encontro dos Banrisulenses é um importante espaço para apontarmos para a Direção do Banrisul e alguns sindicalistas que não abriremos mão dos nossos direitos.

Queremos reajuste, com aumento real dos salários!

Queremos um Quadro de Carreira que responda as necessidades do conjunto dos banrisulenses!

Não aceitamos que a Direção do Banrisul empurre mudanças na Fundação Banrisul que prejudiquem nossos colegas!

Sabemos que no caso do Quadro de Carreira o banco vem enrolando há muito tempo porque pretende misturar a campanha salarial com mudanças que são indigestas ao conjunto do funcionalismo.

Sobre a Fundação, não é diferente. O Banco quer atacar uma das maiores conquistas dos trabalhadores, que também é um direito, que é o plano de Benefício Definido. Alguns sindicalistas-governistas chegam a dizer que com a proposta do Banco só os altos salários é que vão ser prejudicados.

Não é verdade! Um ataque a um setor dos banrisulenses é um ataque a todos os banrisulenses. Não vamos aceitar a política da divisão dos trabalhadores, para que o Banco possa aplicar seu plano. Um plano que foi pensado para beneficiar única e exclusivamente o Sistema Financeiro, sem nenhuma preocupação com os colegas aposentados e, muito menos, com as futuras aposentadorias. Governo e Direção do Banrisul querem nivelar por baixo as aposentadorias, fazendo com que todo mundo ganhe um salário mínimo pela Previdência, que só é reajustado ao bel prazer dos políticos corruptos e mensaleiros.

 Participe do Encontro Nacional dos Banrisulenses!

 

[Voltar ao topo]