Início | Notícias | Geral |
Presidente do TJMG discursa em Mariana
Presidente defende outro Pacto Federativo
MEDALHA DIA DE MINAS - Os desembargadores Wander Marotta e Herculano Rodrigues foram agraciados na ocasião.?Os verdadeiros homens do progresso são aqueles que adotam como ponto de partida um profundo respeito pelo passado, pois tudo quanto fazemos e o que somos é a meta de um trabalho secular.? Citando as palavras do escritor francês Ernest Renan (1823?92), o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cláudio Costa, iniciou o seu discurso na cerimônia comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais, celebrado em Mariana no último sábado, 16 de julho.
Durante a solenidade, que também comemorou os 315 anos da primeira cidade mineira, o presidente do TJMG, orador oficial da cerimônia, defendeu a revisão do pacto federativo, com uma distribuição mais justa das riquezas nacionais. ?O Brasil clama por reforma tributária. Este é o meu ponto. A União Federal tornou-se quase que completamente detentora de recursos tributários do País. Isso não é justo. Isso arrosta a natureza da organização federativa e pede cisma, de modo que o País possa ser administrado com a amplitude de visão que o povo pede de seus estadistas?.
Durante o evento, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou o ato que transferiu simbolicamente, por um dia, a capital de Minas para Mariana e entregou a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais a 50 homenageados.
Foram condecorados também com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais os desembargadores do TJMG, Albergaria Costa, Wander Marotta e Joaquim Herculano Rodrigues.
Também estiveram presentes no evento o prefeito de Mariana, Geraldo Sales de Souza, entre outras autoridades.
Renata Caldeira
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Goiás