Início | Notícias | Geral |
XXI Confasubra - Intersindical faz saudação aos delegados na Abertura do Congresso
Berna Menezes representante da Intersindical saúda os participantes do XXI Congresso da Fasubra
O XXI Congresso da Fasubra foi aberto com a participação de mais de 1000 delegados, representando as 48 Universidades Federais pelo país a fora.
O Congresso se realiza num momento muito importante para a classe trabalhadores. No mundo, os governos estão tentando fazer com que o funcionalismo público se torne bode espiatório dos gastos públicos. Quando na verdade, os governos estão se endividando para garantir os lucros dos empresários e banqueiros. O Governo brasileiro segue essa mesma cantilena. Dilma aprovou o orçamento para 2012 e os representantes do governo avisaram que o funcionalismo público não terá aumento salarial. Se levarmos em conta que são mais de 5 anos que os técnicos administrativos não recebem sequer reposição salarial, esse aviso do governo, é uma verdadeira declaração de guerra.
Além do problema salarial, também tem a questão do Fundo complementar de precidência, que o governo insiste em implementar. A INTERSINDICAL atua no Confasubra com objetivo de fazer um chamado a todas as delegações, pela unidade dos que querem enfrentar o governo e organizar a categoria a nível nacional para derrotar a política de arrocho salarial que o governo federal vem aplicando ano após ano.
Na verdade, além dos debates sobre o salário do funcionalismo das universidades e decidir como enfrentar o governo os técnicos administrativos também vão debater os rumos da economia brasileira, sob o prisma de um aprofundamento da crise econômica e financeira mundial.
Estaremos informando esses e outros temas, que forem tratados pelos delegados no Congresso.